Mais detalhes do BMW i8 Roadster a poucos dias de ser revelado

Já está próxima a revelação do muito esperado BMW i8 Roadster, aprazada para os últimos dias deste mês, nas jornadas reservadas à imprensa, do salão automóvel de Los Angeles. Mas a marca de Munique vai mostrando alguns detalhes daquele que será o terceiro elemento da "família i", em mais um curto vídeo a servir de "teaser" para o muito aguardado modelo.

Em altura alguma se vê o carro por inteiro mas há pequenas pistas que permitem tirar as primeiras conclusões. Por exemplo, o i8 Roadster terá um tejadilho em lona de funcionamento eléctrico e um pequeno óculo traseiro que poderá (o vídeo não esclarece) ser em vidro.

O resto do vídeo mostra o i8 Roadster não só na fase de construção, na fábrica de Leipzig (Alemanha), mas também em testes, nomeadamente no banco de ensaios que simula violentas vibrações para conferir a solidez de toda a estrutura. Que tem como "coração" a célula feita em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), material já utilizado para construir o i3 e i8.

Se é certo que o i8 Roadster manterá a mecânica que equipa o i8 Coupé – o motor tricilíndrico 1.5 turbo de 231 cv mais o motor eléctrico de 96 kW (131 cv), para um total de 362 cv –, embora corram diferentes versões sobre o que será apresentado no final deste mês: há a que diz que o Roadster manterá as mesmas características do Coupé; mas correm também rumores de que a versão descapotável poderá receber uma bateria de 14 kWh de capacidade (quase o dobro dos 7,1 kWh do Coupé) podendo aumentar a autonomia no modo eléctrico para próximo dos 50 km (em vez dos 24 km). As novidades poderiam não se ficar por aqui e haver mesmo um aumento da potência total para os 420 cv! Mas, lá está, por enquanto nada disto passa de rumores…

O que é certo, porque aparece no final do vídeo, embora em letras muito pequeninas, é que o i8 Roadster terá um consumo médio anunciado de 2,1 l/100 km (graças à assistência do motor eléctrico) e emissões de CO2 de 48 g/km. O que, sem surpresa, é ligeiramente pior que o conseguido pelo Coupé que anuncia, respectivamente, 2,0 l/100 km e 44 g/km. Por outro lado, a semelhança destes números parecem dar-nos a entender que as mecânicas dos dois carros são as mesmas…

Apesar de as primeiras unidades já estarem a ser feitas na fábrica de Leipzig e de o i8 Roadster ser revelado no final deste mês, as informações apontam para que só chegue aos primeiros clientes já perto do Verão de 2018.

Em destaque